VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

As vitaminas são macromoléculas orgânicas solúveis em água e obtidas através da alimentação. Sua atuação é na forma de coenzimas, ativando enzimas responsáveis pelo metabolismo celular.

Seguem abaixo as vitaminas lipossolúveis, ou seja, que se dissolvem apenas em óleos e gorduras.

VITAMINA A: Retinol

Indispensável para a visão, sobretudo a noturna e a manutenção do tecido epitelial, bem como a formação de proteínas das células da visão.

Carência: Baixa resistência imunológica, nictalopia (cegueira noturna), hemeralopia (ofuscamento da vista) e xeroftalmia (úlcera na córnea).

Fontes: Na forma de retinol: leite, manteiga, queijos, fígado, gema de ovo e óleo de fígado de peixe; na forma de provitamina A ou Beta-caroteno, encontram-se em vegetais verdes e amarelos.

Alimentos fontes de vitamina A, como fígado e vegetais verdes.

Alimentos fontes de vitamina A, como fígado e vegetais verdes.

VITAMINA D: Calciferol

Também chamada de vitamina antirraquítica, transporta íons de cálcio (2+), cuja função é a calcificação dos ossos e dentes. Só é transformada em vitamina D, após a transformação da provitamina D, através dos raios UV.

Carência: Raquitismo, nas crianças e a osteoporose, nos idosos.

À esquerda, formação óssea normal, enquanto que à direita, formação raquítica.

À esquerda, formação óssea normal, enquanto que à direita, formação raquítica.

Fontes: Óleo de fígado de bacalhau, leite, manteiga e ovos.

VITAMINA E: Tocoferol

Devido sua ação antioxidante, combate os radicais livres que danificam o DNA, auxiliando na diminuição, por exemplo, de neoplasias. Também está relacionada à formação do espermatozoide de ratos.

Carência: Degeneração muscular.

Fontes: Gérmen de trigo, vegetais verdes e escuros, nozes, amendoim e castanha do Pará.

Alimentos ricos em vitamina E, como óleos vegetais e ovos.

Alimentos ricos em vitamina E, como óleos vegetais e ovos.

VITAMINA K

Vitamina que participa do processo de coagulação sanguínea, favorecendo a síntese de protrombina.

Carência: Hemorragia ou torna lento a coagulação do sangue.

Fontes: Tomate, fígado, ervilha, cenoura e espinafre.

Alimentos ricos em vitamina K, como espinafre, cenoura e tomates.

Alimentos ricos em vitamina K, como o espinafre, cenoura e tomates.

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